Artes, artesanatos, práticas e fatos

Tudo vale a pena...
domingo, 28 de novembro de 2010
Perdão
Perdão a quem entra no blog a procura de novidades...
No que chegar as férias prometo atualizar tudo de bacana que foi feito....
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Aprendendo a tabuada...
Tabuada do um
(CD Tabuada Cantada – Editora DARR Produções Ltda – Verbo music)
Mas que bacana
Que engraçado
Multiplicando dá o mesmo resultado
Uma vez um é igual a um
Uma vez dois é igual a dois
Uma vez três é igual a três também
Uma vez quatro é igual a quatro
Quero ver quanto é que é
Uma vez cinco é igual a cinco também
Uma vez seis é igual a seis
Uma vez sete, sete é
Uma vez oito é igual a oito também
Uma vez nove igual a nove
Quero ver quanto que é
Uma vez dez é igual a dez também
1 X 1 = 1 1 X 2 = 2 1 X 3 = 3 1 X 4 = 4 1 X 5 = 5
1 X 6 = 6 1 X 7 = 7 1 X 8 = 8 1 X 9 = 9 1 X 10 = 10
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Agosto é o mês do Folclore
Teiniaguá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ícone da cultura gaúcha, a Teiniaguá, é uma Princesa Moura, transformada em lagartixa pelo Diabo Vermelho dos índios, Anhangá-Pitã. Séculos atrás, quando caiu o último reduto árabe na Espanha, veio fugida e transfigurada em uma velha; para que não fosse reconhecida e aprisionada.
Corpo de lagartixa (ou salamandra), encontra-se no lugar de sua cabeça uma pedra preciosa cintilante, cor de rubi, que fascina os homens e os atrai, destinada a viver em uma lagoa no Cerro do Jarau.
Gruta do Cerro do Jarau
Mas um dia o sacristão da igreja da aldeia próxima, assolado pelo calor, foi até a lagoa refrescar-se. Ao se aproximar percebeu que a lagoa fervia e na sua frente a Teiniaguá surgiu, rapidamente ele a agarrou, a aprisionou em uma guampa, e foi para seus aposentos atrás da igreja. Durante a noite, ao abrir a guampa, ocorre uma mágica, ela volta a ser mulher e lhe pede vinho. Sabendo que o único vinho que podia oferecer era o do padre, não hesitou em buscá-lo. Todas as noites o fato se repetia, e os padres começaram a desconfiar; uma noite entraram no quarto do sacristão, a Teiniaguá, rapidamente se transformou em lagartixa e fugiu para as barrancas do Uruguai, ele foi preso.
O sacristão foi condenado a morte, e no dia da aplicação da sentença, sua amada sentiu um mau pressentimento e voltou à aldeia para resgatá-lo. Utilizando magia, o encontrou e nesse momento houve um grande estrondo, que produziu fogo e fumaça e tudo afundou.
Ficaram confinados após isso, em uma caverna profunda, chamada de Salamanca do Jarau. De onde só sairiam quando surgisse algém capaz de cumprir as sete provas: as espadas ocultas na sombra, a arremetida de jaguares e pumas furiosos, a dança dos esqueletos, o jogo das línguas de fogo e das águas ferventes, a ameaça da boicininga amaldiçoada (única que não está presente na literatura épica, é um proveitamento folclórico), o convite das donzelas cativas, o cerco dos anões.
Com os desafios superados, seria concedido ao valente vencedor um desejo, o qual, ele deveria depois renegar. Após duzentos anos, chega à furna um gaúcho chamado Blau, que conheceu a lenda através de sua avó charrua. Sem hesitar ele cumpriu as provas, pórem, não desejou nada. A princesa ficou triste, pois assim não conseguiriam, ela e seu amado sacristão, libertarem-se do encanto. Quando o gaúcho montava em seu cavalo para ir embora, o sacristão lhe deu uma moeda de ouro, como lembrança de sua estada; sem poder recusar, colocou a moeda no bolso e foi embora.
Alguns dias depois ficou sabendo que um amigo seu desistira de ser criador de gado, lembrou da moeda e foi comprar um boi, mas ao retirá-la para pagar foram surgindo novas moedas e ele conseguiu comprar todos. Admirado com a riqueza de Blau, o amigo espalhou a notícia, e todos ficaram espantados com ela. Acreditando que ele havia feito um pacto com o demônio, ninguém mais quis lhe vender nem comprar nada. Sentindo saudade da vida de antes, voltou à gruta para devolver a moeda mágica. Chegando lá, contou a história ao sacristão e lhe devolveu a moeda. Ao colocá-la em sua mão, o feitiço foi quebrado com uma grande explosão. Da furna saíram os dois condenados, transformados em um belo casal de jovens. Casaram-se e trouxeram a descendência indigeno-ibérica aos povoados do Rio Grande do Sul
Roda de Mate
Nas sextas-feiras nos reuníamos numa roda de mate doce e criávamos poesias. Nosso trabalho se chamava Versos e mate. No ano passado com a mesma turma tínhamos na última sexta-feira do mês o Chazinho poético, cada um recebia uma caneca de chá bem docinho e um livro de poesias. Foi muito gostoso o trabalho.
A seguir um dos versos produzidos pela turma numa roda de mate bem animada...
01)Sexta-feira na escola
02) um doce e outro amargo
É dia de animação
um pote de açúcar roda
Fazemos uma grande roda
cada um tem seu gosto
E o mate anda de mão em mão.
Nada nos incomoda.
03) um conta uma piada
04) e lá se vai nossa turma
Outro sugere uma canção na amizade e na alegria
O mate corre contente já pensando na outra semana
Sem nenhuma incomodação e na próxima folia
05) o mate tem disto aí
Tem poder de fazer a união
Onde há uma roda de mate
Há sempre empolgação.
domingo, 13 de junho de 2010
Gincana das cores
Não custa repetir que se a união faz a força povo unido é povo forte.
Sempre participar foi mais divertido... vencer é bom mas estar presente e contribuir é melhor ainda!!!!!
terça-feira, 25 de maio de 2010
Recursos... velho e bom...CARTAZ
É fácil de confeccionar e exige poucos recursos. Mas tudo isto não é sinônimo de falta de cuidados.
Um bom cartaz deve ser:
Conciso - dísticos ou frases curtas e incisivas.
Preciso - ter um arranjo que proporcione rápido entendimento.
Adequado - desenhos, gravuras, motivos emperfeita adequação ao assunto tratado.
Cromático - bom colorido, com distribuição de cores de acordo com o que expressam.
Precisa atinguir toda a turma, possuindo dimensões adequadas ao meio ambiente onde vai ser utilizado, de modo que as ilustrações e o texto possam ser vistos com clarezapor todos. o ideal seria nas dimensões de 50 x 70cm.
Embora possa parecer bobagem, as cores tem sua linguagem, e assim também transmitirem uma mensagem. O vermelho pode traduzir força, movimento, amor, paixão, poder, calor; o laranja o calor, força, movimento mais moderado; o amarelo a luz, sol, ação e vida, ouro, riqueza, ira e covardia; o verde a vegetação, esperança, juventude, primavera ; o azul frieza, infinito, repouso, sabedoria, gratidão, imortalidade; o violeta a tristeza, profundidade, aflição, mistério e misticismo. Assim um cartaz alusivo a São João, não pode deixar de ter ênfase no vermelho e amarelo, oque remete a alegria das festas juninas, o fogo e a luz; assim como o de páscoa não dispensa o azul e o violáceo que conduzem à meditação, ao sentimento do infinito, de mistério, da mística religiosa.
Enfim...bom senso e bom gosto podem fazer maravilhas...
Dia do desafio
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Dona Benta esteve por lá....
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Nosso significado para BLOG
Leitura
On line,
Gurizada!!!!
Aqui no BLOG podemos encontrar ou postar textos que nós mesmos produzimos. É mais uma possibilidade de boa leitura, num espaço alternativo, porque não há nada mais divertido que poder interagir!!!!!!
Atividades do Dia do Livro...
segunda-feira, 19 de abril de 2010
15ª Festa de São Jorge
Na programação terá Missa às 11h, com almoço às 13h.
O valor do ingresso é de R$ 13,00 - Churrasco e acomanhamentos.
Vai ser na Fazenda São Jorge - Altinho - Estrada Camaquã/Arambaré - RS 350 - km 15
Informações pelo cel. 8468.7663
Como não errar na hora de comprar um sapato...

Ao sair para escolher um sapato para trabalhar use esta dica...
Lembre que a hora de escolher não é a mesma hora de comprar.
Para escolher precisamos estar calmas, alegres e com tempo.
Respeitar o estilo próprio mas sem cometer exageros, pois o calçado é para trabalhar...
Depois de escolher deixar reservado para experimentar e comprar apenas no final do dia, pois será nesta hora que seu "pezinho" já passou por tudo que poderia ter passado ( ainda mais se você dá aula 40h/s e tem duas turmas de CAT) e estarão no tamanho certo...
Todo dia... é Dia de Índio...
Nas horinhas vagas adoro garimpar umas preciosidades e para minha alegria esta semanaencontrei uma coleção composta por 15 volumes de lindas capas vermelhas com letras "quase" douradas... estou tratando nada mais nada menos que da Edição especial de luxo da Biblioteca Dinâmica de Pedagogia uma obra da Editora e Encadernadora Formar LTDA, que tem como orientador pedagógico o professor José de Arruda Penteado e uma equipe de nove colaboradoas especializadas da Associação Montessori do Brasil. Este material chegou a nossa biblioteca no dia 19/09/09, infelizmente não tenho informação de quem fez a doação, mas por certo é uma pessoa que sabe das coisas.
Mas resumindo o enredo, o material é bom mesmo, muitas coisas estão defasadas, mas há coisas após sofrerem uma releitura e uma roupagem mais modernas, poderão com certeza tornarem-se um material muito bom de suporte na sala de aula. os tempos mudaram, mas felizmente o imaginário infantil ainda continua o mesmo e precisando de coisas palpáveis
Enfim, vou apelidar este material de Vovó Bidipe ( Biblioteca Dinâmica Pedagógica) para simplificar a referência nas próximas postagens. Ainda vão aparecer várias vezes, de tão bom que achei....
E para socializar com os colegas e aproveitar a data, aí vai um pouco da história da origem do Dia do Índio.
O Serviço de proteção aos Indíos, foi fundado em 1910 a pedido do Marechal Rondon. Tinha o objetivo de proteger e amparar os índios.
Excursão à região das Lagoas do Rio Grande do Sul (1912)
Guia de antropologia (1915)
Rondônia (1916)
Elementos de mineralogia (1918)
Conceito atual da vida (1920)
Seixos rolados Estudos brasileiros (1927)
Glória sem rumor (1928)
Ensaios de antropologia brasiliana (1933)
Samambaia, contos (1934)
Ensaios brasilianos (1941)
além de grande número de trabalhos científicos, artigos e conferências, publicados de 1908 a 1926, em diferentes revistas e jornais
sábado, 17 de abril de 2010
Depois da festa vem...
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Fantigantes

Ombro Amigo...
Dia do Livro....

sábado, 10 de abril de 2010
Vale a pena lembrar...
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Turma da 7ª Série de 2009
BOM MESMO É... SER ADOLECENTE
Comprei e indico, porque fala da adolescência pelos adolescentes.
Parabéns a nossa querida professora Claudia e aos alunos Alice, Antônio, Fábio, Guilherme, Kássia, Kathrein, Lucas Lopes, Lucas Requião, Marcos, Tialerson, Romário e Mateus pela genial idéia e perfeição de trabalho...
Só para deixar uma vontadezinha de eu também quero ler!!!!! Os assuntos tratados são: Ficar é, o que pensam os meninos sobre ficar, o que pensam as meninas, ser adolescente é, um amigo é alguém que, amar é, sonhos, eu me amo, o beijo representa, procura-se, bom mesmo é, fico chateado quando, meu dia da semana é, a virgindade é tratada na minha casa como... Vou lançar um desafio para "tiurminha", por que vocês não produzem uma apresentação em windows Movie Maker com os temas abordados no livro e depois apresentam para os pais? O texto é ótimo, coloquem uma música legal e umas imagens bem chocantes!!! E por falar em chocante, o que isto significa na gíria????
Trabalhinhos feitos pelo 4º Ano
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Necessidades atuais da escola
É visto que não basta implantar tecnologia sem a existência de respaldo tecnológico. o profissional na área de educação já a muito tempo não satisfaz as expectativas se não for "inter e pluridisciplinar", com um "jogo de cintura e visão além do momentáneo, capacidade de previsão e com planejamento prévio de ações. Em síntese, a escola necessita profissionais com objetivo e vontade de mudança.
Necessitas-se uma urgente revisão nas concepções existentes sobre os papéis e espaços escolares. Escola é um lugar onde deveríamos aprender como se aprende...
Origem de alguns nomes e seus significados
Alan....Céltico....Harmonia ou Eslavo...cão corredor
Bernardo....Germano....Coração de urso
Rogério....Germano....Conselheiro forte
Walter....Germano....Conquistador
William....Germano....Defensor de muitos
Alexandre....Grego....O auxiliar dos homens
André....Grego....Corajoso
Denis....Grego....Pertencente ao Deus do vinho
Pedro....Grego....Rocha, pedra
Adão.... Hebraico....Terra vermelha
Davi....Hebraico....O bem amado
Gabriel....Hebraico....A força de Deus
Origem de algumas palavras
Palavras de origem...
Africanas:
angu,bamba,banana,banguela,camundongo,carimbo,corcunda,coringa,dengue,eta,epa,fungar,marimbondo,marinha,miçanga,moleque,mulambo,tanga,xingar e etc.
Árabe: alcatéia,álcool,aldeia,alecrim,alfazema,algema,algodão,almofada,alvará,armazém,azar,azulejo,enxaqueca,gaita,javali,quintal,tambor e etc.
Asiáticas:
1.Do Chinês: cetim,chá,nanquim e etc.
2.Do Hebráico: Aleluia,amém,bálsamo,páscoa,rabino,sábado e etc.
3.Do Hindustani:pijama e xampu.
4.Do Japonês: biombo,quimono,samurai e etc.
5.Do Malaiala: andor,canja,charuto,corja,jangada e etc.
6.Do Malaio: bule,junco,orangotango,sagu e etc.
Célticas:
amarra,barão,bico,brisa,cabana,caminho,camisa,carpinteiro,carro,cerveja,duna,gordo,lança,peça,touca e etc.
Fenícias:
barca,malha,mapa,mata,saco.
Francesa:
apartamento,arranjar,bandido,bilhete,boné,chaminé,chapéu,chefe,comboio,dama,doméstico,emoção,envelope,etiqueta,felicitações,garantia,imbecil,jaula,jóia,jornal,loja,meditações,moela,patinar,rotina,vendaval e etc.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Olá pessoal!!!!
Hoje eu acabei de nascer... sou o cantinho da E.L.S.A o que quer dizer Escola Lauro Silva Azambuja... aqui vão ser registradas as atividades realizadas pela prof. Rosane e todo aquele pessoal bem bacana da escola... falando "nela"... dia 06 de abril ela comemora 21 anos de escola...
Olha ela aí bem feliz!!!!