Artes, artesanatos, práticas e fatos

Artes, artesanatos, práticas e fatos
Tudo vale a pena...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Como utilizar a Biblioteca....

Parte III: Como usar.... a BE

Quando utilizar a BE, lembre-se que você não é a única pessoa que tem direito a consulta do material. Seus amigos também o tem, assim como os alunos de outros anos e professores, por isto você deve tomar cuidado para não extraviar ou danificar o material consultado. Você é muito importante no processo de conservação da BE.

Agora você vai aprender a utilizar o material da BE.
Se você precisar complementar seus estudos e trabalhos escolares, solicite ao professor da turma um roteiro. Caso o professor não indique o roteiro, elabore você mesmo, da seguinte maneira:

- defina exatamente o que seu professor quer ( é um mapa, uma pesquisa, um verso?????)
- situe o assunto, isto é, se faz parte da história, da geografia, das ciências, do português, etc....
- verifique a necessidade de ilustrações em seu trabalho ( tio Google tem muitos)
- dirija-se a BE para localizar o material.
Como você deveria saber, as enciclopédias sempre tem biografias de pessoas importantes, os dados geográficos e histórico de um local, as descobertas e invenções, enfim sempre que precisar enriquecer seu trabalho escolar e até mesmo para satisfazer sua curiosidade. As informações são resumidas e servem para consultas rápidas.
Os dicionários são livros sobre as palavras, e servem para o enriquecimento de seu vocabulário. Sempre que você tiver dúvidas sobre o significado de qualquer palavra, habitue-se a procurar no dicionário. È interessante você tomar conhecimento de novas palavras, para utilizá-las em suas conversas e trabalhos. Se você gosta de palavras cruzadas, o dicionário poderá ajudar muito.
Para você consultar dicionários e enciclopédias deve conhecer o alfabeto, pois a maioria das vezes a ordenação deste material é alfabética.
Os almanaques trazem informações de interesse popular. Neles podemos encontrar informações mais atualizadas.
Os atlas colocam você dentro do mundo em que vive, porque lhe oferecem mapas de sua cidade, de seu estado, de seu país e do mundo em geral.
Os livros que formam a coleção geral você pode consultar na BE e também levar para casa por empréstimo. São arrumados nas estantes por assuntos e, e, cada assunto, em ordem alfabética de sobrenome de autor. São os livros didáticos, de literatura, de história, geografia, ciências, técnicas e etc.
Antes de começar o trabalho, reúna o material sobre o assunto. Se não souber peça ajuda.
Em primeiro lugar você deve ler todo o texto, para ter uma ideia geral do assunto. Retire apenas as informações solicitadas pelo professor, ninguém é besta de copiar coisa a mais.
Nunca copie tudo que está escrito no texto, pois consulta não é cópia.
Se seu professor solicitar a leitura e o resumo ou ficha de um conto, lenda, etc., você terá de lê-lo todo e depois contar resumidamente com suas palavras
Quando terminar seu trabalho, não esqueça de indicar os livros consultados, escrevendo o nome do autor, o título. Como você já viu estas informações estão na folha de rosto do livro.
A BE é um ótimo lugar para juntar a turma e fazer uma pesquisa em grupo, aproveite a oportunidade. Basta organizar a turma de modo que cada membro do grupo tenha uma tarefa. É bom que um coordene, quer dizer dirija os trabalhos, um redator lê os textos, todos discutem o assunto e o redator anota as conclusões feitas.
Se faltar material, recorra então a tia Net.

Não esqueça que você deve deixar todo o material utilizado sobre a mesa. Não guarde nada, a fim de facilitar a contagem daquilo que foi consultado.
Este ano vamos utilizar fichas para empréstimo dos livros.

E para pegar livros emprestados é bom lembrar que:



1. É permitido o empréstimo de livros para leitura fora das dependências da escola.




2. somente poderá ser retirado um livro de cada vez.




3. É concedido o prazo de no máximo duas semanas para a devolução.




4. Este prazo poderá ser prorrogado, coso o livro não seja utilizado por mais pessoas, todos devem ter o mesmo direito de usar.










É muito importante que você se habitue a cuidar dos livros, zelando pela sua conservação.










A BE vai oferecer aos seus leitores dos primeiros anos a hora do conto. Esta é uma atividade em que serão lidas histórias.




Teremos um quadro de informações, habitue-se a ler o que for colocado ali, para poder tomar conhecimento das atividades da BE, dos livros novos que chegaram, das comemorações do mês, das atualidades e notícias e quem sabe até um cantinho para fofocas e trabalhos artísticos....




A BE pretende fazer “gran Premiers” ou seja, exposição de livros novos onde todo o material adquirido no último mês, trimestre ou semestre estará sendo mostrado. Vamos fazer para nossa comunidade também...




A BE está querendo abrir um Clube de Leitura, onde vocês formam um grupo de estudo e discussão. É uma atividade. É uma atividade fora do horário de aula, na qual o CL escolhe um tema de interesse de todos, um conto, novela. Todos se reúnem para ler e discutir sobre o assunto. Esta atividade funciona como um verdadeiro clube.




Podemos inclusive montar umas fichas de leitura.




Autor:




Título:




Data:




Editora:




Assunto principal:




Época e local em que se passa a história:




Principais personagens:




Dá para pensar em montar um jornal escolar, para divulgar notícias referentes à escola e de interesse dos alunos. Retrata o desenvolvimento integral da escola.










Podemos fazer uma boa Feira do livro, pois esta atividade ajudará a conhecer lançamentos e novidades.




Convide sua família a visitar a biblioteca e mostre a variedade de assuntos e ela também poderá achar na BE.




A BE não tem a função de atender somente a escola e sim a todas as pessoas que sentirem vontade de utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O melhor tempo...

O melhor tempo é e sempre será o tempo presente...