Artes, artesanatos, práticas e fatos

Artes, artesanatos, práticas e fatos
Tudo vale a pena...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Parte dois

Parte II: Como é.... a BE



Na Be você poderá ter organizados livros, folhetos, revistas, gravuras para serem utilizados livremente.


Estes diferentes materiais deverão ser ordenados separadamente por tipos e assuntos.


Existem dois tipos de livros, o que podem e os que não podem sair da BE. Enciclopédias, dicionários, atlas, almanaques, devem ficar próximos a porta e não devem sair dela.....


Os outros livros estão ordenados nas estantes por assuntos. São os livros didáticos, de literatura, de história, geografia, português, matemática, técnicas, ciências e Etc. Estes, além de ler e consultar na BE, você pode também levar EMPRESTADO para casa. Você identifica o assunto dos livros pelas etiquetas que estarão coladas nas prateleiras.


As revistas também estão colocadas em estantes separadas e serão ordenadas pelo título ( ordem alfabética).


Existe também para os colegas menores, que ainda não sabem ler, um cantinho com livros só de gravuras.


Vamos organizar um fichário com os nomes dos autores, os títulos e os assuntos dos livros. Este fichário representará os livros que estão nas estantes.


Assim poderemos consultar o fichário sempre que quisermos saber se o livro que estamos precisando existe na BE, isto até chegar um micro de consulta......


Você sabe como é composto um livro??????


A capa Server para proteger o livro e também para que nela sejam indicados o Noé do autor e o título do livro.


O dorso ou lombada é o lugar onde as folhas ficam presas por costuras ou coladas. Nesta parte estão escritos o título, número do volume, as vezes a data e até mesmo o nome do autor. É uma parte muito importante, pois se não for resistente as folhas se soltam e caem.


Abrindo o livro, temos a folha de rosto, que é o lugar mais indicado para encontrar todas as indicações sobre o livro. É daí que você deve tirar as anotações, quando ao terminar uma consulta, registrar os dados do livro consultado.


A seguir, temos as folhas do livro, onde estão escritas as palavras do autor. Elas é que realmente importam. Você deve ter cuidado, para não rasgá-las, não sujar, nem riscar e também não dobrar, pois são o coração do livro e pertencem a BE e não a você.....


É através do índice que você vai encontrar rapidamente dentro do livro aquilo que está procurando. É uma lista em ordem alfabética dos assuntos existentes no livro, com indicação dos números das páginas onde estão os mesmos.


Alguns livros tem o sumário, que também tem uma relação de assuntos, mas não é alfabética, é de acordo com a ordem dos assuntos no livro.


Umas das partes mais bonitas dos livros é a ilustração. Elas podem ser de paisagens, cenas, mapas, fotografias, etc.
Livros que não podem sair da Biblioteca por empréstimo... somente consultados no local.


Imagens retiradas da internet...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O melhor tempo...

O melhor tempo é e sempre será o tempo presente...