Artes, artesanatos, práticas e fatos

Artes, artesanatos, práticas e fatos
Tudo vale a pena...

sábado, 19 de março de 2011

Índia Justa... uma história de Arambaré

Contam que aqui morava uma índia chamada Justa...

Tem até uma placa...
E eu tenho a minha versão para o fato....
A índia Justa...

Na placa diz que uma índia solitária habitava a Figueira da Paz em Arambaré. E que ninguém sabe ao certo porque ela estaria ali sozinha.

Minha tataravó era índia e vivia também só nos matos do moro do Emboaba, até que foi caçada, domesticada e se tornou a esposa de meu tataravó. Ela eu sei porque vivia assim, e suponho que seja mais ou menos o mesmo caso. Nos foi passado de mãe para filha, que na tribo onde vivia a “vovó”, quando uma índia era deflorada por alguém que não fosse da tribo e se ainda por cima ficasse grávida, sua estadia entre os seus era cortada. A criança era sacrificada e a índia manda viver solitária na mata, ficando a mercê de sua própria sorte. Não sei se é mesmo caso da Justa, mas como a região aqui era muito próxima a da região onde vivia minha antepassada acredito que há alguma semelhança nas histórias.

Espaço aberto para argumentações e comentários.






3 comentários:

  1. RO,
    CASO PARECIDO AO CONTADO NA NOVELA ARAGUAIA.ONDE AS CRENÇAS DA HISTÓRIA PREVALECE NÃO SEI SE TU COM TANTAS ATIVIDADES TEM TEMPO PARA ASSISTIR A NOVELA.
    CONHEÇO BEM A HISTÓRIA DA INDIA JUSTA .
    MUITAS VEZES AO AO FICAR JUNTO A SOMBRA DA FIGUEIRA DA PAZ ,DIGA-SE DE PASSAGEM
    PROCURANDO A MINHA PAZ ,FICAVA IMAGINANDO COMO TERIA SIDO A VIDA DA INDIA JUSTA!?.
    VIVI NA MINHA INFANCIA FATOS COMENTADOS POR MINHA AVÓ
    QUE AVÓ DE MINHA AVÓ, MORAVA NO MATO E FOI CASSADA E APARTIR DAÍ TERIA COM A VINDA DOS FILHOS APRENDIDO VIVER EM FAMILIA...POR MAIS
    QUE O ASSUNTO FOSSE CURIOSO NÃO DAVAMOS MUITO ATENÇÃO AS HISTÓRIAS DE MINHA AVO OTAVIO VIÉGAS DE SOUZA , QUE SEMPRE CONSIDEREI UMA INDIA.
    ADOREI TUA DIVULGAÇÃO DAS COISAS DE NOSSA TERRA, ARAMBARÉ CIDADE ADOTADA POR MIM,NO NOSSO RIO GRANDE DO SUL-BRASIL TCHÊ!!!!

    ResponderExcluir
  2. Curioso, não conhecia essa lenda, bem legal essa ideia de divulgar as lendas e mitos dessa região querida por nós. Que tal postar mais delas.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei comovida com a lenda da índia Justa e também de sua tataravó. Sempre imaginamos um mundo de sonhos e história com final feliz. Obrigada por compartilhar, seu relato faz parte da história de nosso povo gaúcho.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

O melhor tempo...

O melhor tempo é e sempre será o tempo presente...